Como fazer drenagem linfática manual

A drenagem linfática é um tratamento realizado em clinicas de estética com inúmeros benefícios para a saúde e estética corporal.

Problemas como retenção de líquidos, celulite, inchaço, etc, podem ter uma solução com a utilização deste tratamento. Além disso, a drenagem linfática pode também ser muito útil na definição corporal e num processo de emagrecimento.

Para saber mais sobre a drenagem linfática em clinicas de estetica, consulte o nosso artigo “Tratamentos de clinicas de estetica – Drenagem linfática“.

Contudo, nem todas as pessoas têm disponibilidade de tempo ou de dinheiro para fazer este tratamento semanalmente em clinicas de estetica. Como tal, há a possibilidade de realizar em casa.

De seguida pode aprender como fazer drenagem linfática manual.

Como fazer drenagem linfática manual

Como funciona a drenagem linfática manual

Seja feita em clinicas de estetica, seja realizada em casa, a drenagem linfática tem o mesmo funcionamento. Através de uma massagem onde se realiza uma certa pressão sobre a pele em determinados locais, ocorre a estimulação da drenagem dos líquidos, gorduras e toxinas em excesso que rodeiam as células, e que depois vão ser direcionados para o sangue de modo a serem eliminados no sistema excretor, através da urina.

Se associar a este tratamento hábitos adequados de hidratação, alimentação e atividade física, os resultados são ainda mais visíveis.

Drenagem linfática manual – passo a passo

Na drenagem linfática, seja qual for a região que se pretende tratar, o início deve sempre consistir em manobras que procurem estimular o esvaziamento dos gânglios. Estes encontram-se na região supraclavicular e na zona da virilha.

Este processo é essencial para que a drenagem seja eficaz, logo, deve ser feito várias vezes ao longo da sessão de tratamento. Confira de seguida como realizar drenagem linfática em várias regiões corporais, seja em casa, seja em clinicas de estetica.

1 – Drenagem linfática manual nas pernas

Passo 1 – Deite-se de barriga para cima e passe creme hidratante nas pernas.

Passo 2 – Como se estivesse a vestir umas meias, pressione as mãos contra a pele, fazendo o movimento do tornozelo até à parte detrás dos joelhos. Repita 5 a 10 vezes.

Passo 3 – Por fim, a partir da parte detrás do joelho, faça o movimento de pressão até à virilha, passando pelas nádegas. Repita igualmente 5 a 10 vezes.

2 – Drenagem linfática manual na barriga

Passo 1 – Deite-se de barriga para cima e aplique creme hidratante no abdómen.

Passo 2 – Realize movimentos circulares ao longo da barriga, iniciando no umbigo, e percorrendo todo o abdómen no sentido horário. Repita 5 a 10 vezes.

Passo 3 – De seguida faça também 5 a 10 vezes o seguinte movimento: de cima para baixo em direção às virilhas, e de fora para dentro, fazendo alguma pressão na barriga.

Passo 4 – Para terminar deve massajar suavemente a zona lateral da barriga, pressionado a pele no sentido do quadril. Repita igualmente 5 a 10 vezes.

3 – Drenagem linfática no rosto

Passo 1 – Comece por realizar movimentos circulares, constantes e lentos, na zona acima das clavícula.

Faça este movimento de 5 a 10 vezes, de modo a estimular o ângulo venoso. Este é responsável por direcionar a linfa para o sistema circulatório.

Passo 2 – De seguida de massajar a zona lateral do pescoço, também com movimentos circulares.

Estes devem começar junto ao pescoço em direção à mandíbula de modo a drenar a linfa nesse sentido.

Partilhar