Depilação definitiva prejudica o bebé?

Hoje em dia, o facto de uma mulher engravidar não é motivo para não continuar a ter cuidados com a sua beleza.

Afinal, gravidez não é doença e todas as mulheres gostam de estar lindas em todas as situações. Um dos cuidados básicos é a depilação. E se esse cuidado é essencial numa altura dita normal, quando a mulher engravida ainda mais.

Muitas vezes, por razões hormonais, os pelos ainda crescem mais, sendo importante realizar a depilação, por motivos estéticos mas também higiénicos. Contudo, as mulheres que estavam a fazer depilação definitiva, quando engravidam param.

Mas será que a depilação definitiva, como por exemplo a fotodepilação ou a depilação a laser, prejudica o bebé?

Depilação definitiva na Gravidez

Depilação definitiva – existem riscos para o bebé?

Apesar de tradicionalmente se recomendar que a gestante não realize nenhum tipo de método de depilação definitiva, não há ainda estudo algum que demonstre que existe risco para o bebé. Aliás, se a depilação definitiva traz riscos durante a gestação é para a grávida.

Este risco ocorre sobretudo pelo risco elevado de o laser da depilação definitiva poder causar manchas na pele da gestante. Já quanto ao bebé, não existe qualquer prova de que este tipo de depilação possa prejudicar de alguma forma.

Contudo, e apesar da inexistência de provas sobre risco para o bebé, e como pode causar manchas na pele da grávida, recomendamos que durante a gestação escolha outro método. Pode conhecer os mais adequados durante a fase gestacional no nosso artigo “Depilação da gravidez”.

Quais os métodos não recomendados para a grávida

Além da depilação definitiva, que apesar de não estar provado que seja prejudicial ao bebé, deve ser evitada, existem outros métodos que deve colocar de parte. O creme depilatório, por exemplo, por envolver vários químicos, deve ser evitada durante a gravidez.

A razão principal, tal como na depilação definitiva, está sobretudo relacionada com a saúde da pele da mãe. A sua composição química mais agressiva pode agredir a pele e irritá-la, provocando manchas e outros problemas da pele.

Para garantir a saúde da sua pele durante a gestação, confira o nosso artigo “Cuidados a ter com a depilação na gravidez“.

Partilhar