Cuidados a ter na depilação com a utilização de cera caseira

A depilação é um dos cuidados que nenhuma mulher dispensa. E apesar de haver cada vez mais mulheres, e homens, a preferir a as vantagens da depilação definitiva, com laser ou luz pulsada, a maioria ainda utiliza os métodos tradicionais, como a depilação a cera ou com lâmina.

Saiba mais sobre as vantagens da depilação definitiva com luz pulsada no nosso artigo “Vantagens e desvantagens da luz pulsada“.

Se você é daquelas mulheres que gosta de fazer a sua depilação em casa, utilizando cera feita por você mesma, então este artigo é feito a pensar em si. Há alguns cuidados a ter em conta ao utilizar a cera caseira, os quais listamos de seguida. Confira.

Cuidados a ter na depilação com a utilização de cera caseira

Cuidados a ter ao utilizar cera caseira

Fazer cera caseira é uma excelente forma de poupar dinheiro com idas a clínicas de estética, e ao mesmo tempo, usar produtos o mais naturais possíveis na sua pele.

Contudo, ao contrário das ceras usadas nos salões, a cera caseira pode não proporcionar o mesmo resultado, podendo até ter algum tipo de reação a algum ingrediente. Como tal, se utiliza cera caseira é essencial ter em conta alguns cuidados de modo a evitar problemas. Confira.

– Mesmo que você não seja alérgica a nenhum dos ingredientes utilizados na receita da cera caseira, antes de a utilizar pela primeira vez faça o teste do toque. Assim, 24 horas antes da primeira utilização coloque um pouco da cera na sua pele.

Se após esse período de tempo a pele não tiver tido nenhum tipo de reação, pode então utilizar à vontade. Uma das vantagens da depilação definitiva é o facto de evitar quaisquer reações alérgicas, já que não há aplicação de qualquer produto.

Conheça várias receitas para fazer a sua própria cera no nosso artigo “Receitas de cera caseira para fazer a depilação em casa“.

– A cera, seja ela caseira ou profissional, nunca deve ser reutilizada. Ou seja, logo após usar a sua cera caseira deve descartá-la. Caso sobre alguma quantidade da cera deve guardá-la num recipiente de vidro fechado com tampa.

É natural que ela fique dura, contudo, pode utilizá-la. Para isso basta aquecê-la em banho-maria até regressar à sua viscosidade e textura habitual.

– Ao aquecer a cera tenha em atenção que, ao contrário das ceras dos salões de estética, aquecidas em aparelhos próprios, ela pode ficar com uma temperatura demasiado quente. Por isso, tenha o cuidado de não a aquecer em demasia e de verificar antes de a aplicar na pele, de modo a evitar queimaduras.

– Após realizar a depilação caseira deve ter alguns cuidados, nomeadamente a aplicação de produtos desodorizantes, uso de roupas que causem atrito ou que sejam apertadas, e ainda, a exposição solar.

A cera caseira, devido ao uso habitual de açúcar na sua composição, tem geralmente um efeito mais agressivo na pele. Logo, é essencial que tenha estes cuidados após a depilação de modo a manter a sua pele livre de irritações.

Se pretende continuar a usar cera caseira na sua depilação então recomendamos que se aconselhe com alguma profissional da área, visto que por vezes a receita utilizada pode não ser a mais adequada para a sua pele.

Se está farta da depilação com cera, então considere a hipótese de fazer depilação definitiva. Um dos métodos para a depilação definitiva é o laser.

Cuidados a ter na depilação com a utilização de cera caseira

Se pretende iniciar um tratamento de remoção dos pelos utilizando este método, leia antes o nosso artigo “O que deve saber antes de fazer depilação a laser”.

Partilhar